Cuidados na hora de escolher o chuveiro ideal
chuveiro ideal

PUBLICADO EM

Para muitas pessoas, os chuveiros elétricos são vistos como grandes vilões no consumo de energia, sobretudo no inverno. No entanto, diferente desse senso comum, o chuveiro elétrico ideal pode ser um grande aliado na hora de economizar nas contas.
O chuveiro elétrico pode ser muito mais eficiente e gastar menos energia e água que outros sistemas de aquecimento. No entanto, para garantir um bom desempenho, é preciso escolher o produto ideal, além de instalá-lo corretamente e ser consciente na hora do banho.

Como escolher o chuveiro ideal?

Na hora de escolher um bom chuveiro elétrico é preciso levar em conta alguns aspectos, como:

  1. Tipo de rede elétrica em casa ( 127V ou 220V ): verifique sempre a rede disponível, coloque o disjuntor solicitado na embalagem do produto e sempre que for disponível 220V seria mais interessante pois assim a potência seria dividida em 2 fases e sempre que possível ter uma ligação independente para ele pois assim o índice de comprometimento da rede elétrica e menor o que te da mais economia.
  2. Posição da caixa d’água: a menos de 1 metro de altura do chuveiro, a vazão será pequena. Nesse caso, chuveiros com pressurizador são mais adequados;
  3. Selo de garantia Inmetro: indica que o produto foi testado em laboratório pelo instituto e traz as informações sobre eficiência, respeitando todas as normas necessárias.
  4. Regulagem de temperatura: verifique se o chuveiro possui seletor para inverno e verão, quanto mais opções disponíveis, melhor, assim você pode trocar sempre que necessário. Na posição verão, por exemplo, o consumo pode cair em até 30%; também pode optar pela eletrônica, que é ideal para todos os dias do ano através de seu controle eletrônico de temperaturas, permite a seleção gradual e precisa, simples como ajustar o volume do seu rádio.
  5. Potência do chuveiro: devido a modernidade encontramos chuveiros com grandes diferenças de potência, que pode assustar na hora da compra, pois quanto maior a potência maior o consumo, porém quanto maior a potência maior a variedade de temperaturas, inclusive na ducha eletrônica o que ao invés de ser um vilão se torna uma maior comodidade pois consegue ajustar a temperatura de acordo com o clima diário o que facilita se muito achar a temperatura ideal e fazer a sua economia.
  6. Fiação adequada: os fios devem ter espessura compatível com a potência e voltagem para que a instalação seja segura e não sobrecarregue sua rede elétrica.

Chuveiros elétricos são mais econômicos, pois a água quente sai no momento em que são ligados, enquanto duchas, por exemplo, podem levar algum tempo, desperdiçando água até atingir a temperatura desejada.
A vazão da água também é menor em chuveiros elétricos: cerca de 3 litros (por minuto) contra 7 litros ( por minuto) das duchas.
Fazer a manutenção do chuveiro também é importante para a sua segurança e economia. Por isso, limpe os orifícios de passagem da água e não reutilize a resistência queimada, compre somente a original do chuveiro com a potência correta.

Gostou dessas dicas? Então siga nossa página no Facebook e compartilhe esse post com quem também tá procurando um chuveiro novo!

Mais
Posts